As empresas que pretendem desenvolver uma boa ação comercial em seu segmento tem que prestar muita atenção na forma que está operando suas ações de vendas.
Nem sempre o que está indo bem significa que estará assim por um longo período. Todo segmento empresarial é constantemente bombardeado por ações ocorridos num plano global, ainda mais com uma economia globalizada, onde países colaboram entre si na importação e exportação de produtos, serviços, tecnologias, é fácil perceber oscilações que de uma hora pra outra pode afetar um ou mais segmentos de mercado.
Você em sua empresa já notou como isso pode afetar seu negócio? Seus planos de investimentos? Sua equipe?
Se você nunca se preocupou com o que ocorre fora dos seus limites tangíveis, para e comece a analisar o mercado a sua volta. Os segmentos que possam ser co-parceiros do seu segmento e que possam influenciar direta ou indiretamente suas atividades.
Uma boa forma para ter sucesso e ao menos garantir a batalha da tua empresa no mercado, é tratar sua área comercial como um exército.
Imagine toda a operação tática e planejamento que um exército tem que fazer quando se pretende atacar ou se defender de um ataque.
Uma boa forma de ter um visão geral de sua área comercial é estar frequentemente monitorando a movimentação comercial de seus concorrentes diretos. Avaliar seus clientes, dando suporte sempre que possível, acompanhando o que ocorre, pois o que é teu cliente hoje, poderá ser do concorrente amanhã, e sem menor sombra de dúvida, se ele receber uma proposta melhor ele mudará sem te comunicar.
Hoje com a internet facilitando a vida das pessoas, também é uma ferramenta fundamental de monitoramento, por exemplo: se você monitora um produto de seu concorrente, note como estão as atualizações desse produto no site dele, se está tendo mudanças, se está evoluindo. Normalmente as empresas querem divulgar o avanço e melhorias e acabam de uma forma ou outra divulgando isso, seja em mídia digital ou em impressa.
Faça de algum usuário de produtos e serviços de seu concorrente uma fonte de informações. Não tentando converter esse usuário para ser teu cliente, mas como forma de saber o que ocorre com a ação do concorrente, dessa forma você percebe se terá mudanças técnicas, suporte, etc.
Planejar a logística de atuação também é outra forma de monitorar a expansão da concorrência.
Claro que o exposto acima está longe de todo conteúdo que um bom profissional da área comercial precisa ter, mas ao menos, servirá como uma linha de pensamento.
Pense nisso, e aja agora mesmo...
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Vendas, a arte de guerrear
Marcadores:
Carreira,
Emprego,
globalização,
Mercado,
negócios,
Profissional,
tecnologia,
Trabalho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário