A comunicação é uma habilidade que nós seres humanos temos e evoluímos ao longo de séculos. Desde as formas mais primitivas de comunicação, seja ela escrita, falada, desenhada, não importa, geração após geração deixou um legado para as próximas gerações daquilo que é uma conquista primordial do ser humano.
Como seríamos hoje sem se comunicar? Como seria a nossa vida sem a interação da comunicação? Mas será que que você sabe se comunicar? Você entende o que é comunicação? Você compreende que existem vários tipos de pessoas e as formas de comunicar-se com cada uma delas é diferente?
Bons comunicadores são aqueles que dominam bem a técnica da expressão verbal e escrita, pois não basta saber falar bem se na escrita não consegue manter sua linha de raciocínio, da mesma forma que de nada adianta escrever bem se na hora de expressar verbalmente trava ou se perde nos pensamentos.
O primeiro princípio da comunicação é compreender que haverá sempre um transmissor e um receptor. E para que a mensagem transmitida seja realmente compreendida, dependerá da forma que ela chegará ao receptor, sendo assim, se o transmissor que passar a mensagem com a certeza que ela será entendida e compreendida, o mesmo precisará adaptar-se as diferentes formas e situações.
Todo receptor em uma conversa é dotado de conhecimentos prévios a respeito de alguma coisa. Esses conhecimentos podem ter uma conotação verídica ou arbitrária, dessa forma, se o transmissor comunicar algo que o receptor tenha um pré conhecimento, o entendimento e julgamento da mensagem passará sob o crivo daquilo que o receptor julga ser verdadeiro e válido pra ele. Logo, não será a mensagem em si que fará a diferença, mas a forma que o receptor dessa mensagem fará a conversão para algo compreensível.
Em uma comunicação bem sucedida, cabe aos interlocutores ou transmissores equalizarem previamente o assunto sobre o qual serão abordados. Você já notou que toda palestra, todo curso, toda aula começa com uma prévia sobre o que será abordado? Isso justamente é pra equalizar todos num mesmo conhecimento prévio do assunto, evitando assim que expectativas negativas surjam no decorrer da comunicação.
Em empresas, muitas falhas de comunicação ocorrem justamente por não ter havido a equalização daquilo que alguém pediu (transmissor) para que irá executar (receptor).
Outro ponto a ser levado em consideração é que na comunicação verbal, o receptor tem os outros sentidos além da audição em funcionamento conjunto, logo toda gesticulação, entonação, postura física, são recebidos como sinais que podem ajudar ou comprometer a mensagem que está sendo transmitida.
Saber tratar esses sinais para que o receptor não tenha uma tradução equivocada do que se pretende dizer, é fundamental para evitar contratempos, principalmente quando se está orientando uma equipe de projeto por exemplo.
A forma com que cada pessoa irá receber esses sinais irá depender dos perfis e características que cada pessoa possui, e são notórios a grupos distintos de pessoas.
Pessoas mais racionais receberam uma mensagem diferente de pessoas mais emotivas. Pessoas prestativas recebem sinais diferentes de pessoas gestoras, e assim por diante.
Tratar as diferentes formas de se comunicar com todos é uma arte e façanha complicada, por isso, se você acha que se comunica bem, tem que ter a percepção daquilo que as pessoas estão dando de feedback das tuas mensagens, pois o resultado final de uma comunicação irá depender totalmente da percepção do receptor sobre aquilo que foi transmitido, e não adianta cobrar algo de alguém que teve uma percepção errada daquilo que você comunicou, cabe a você adequar o teu discurso para o ambiente, situação e condição física/emocional das pessoas que irão te ouvir.
Aprenda que comunicar não é só falar. Comunicar é uma via de mão dupla, onde um transmite e outro recebe, e só iremos absorver cerca de 30 a 40% de tudo que recebemos, logo, dos 100% transmitido, por mais atenção que prestemos em uma conversa, uma boa parte será perdida, e se você espera um resultado positivo de algo que falou, tenha a certeza que o era extremamente importante para aquele trabalho esteja entre os 30 a 40% absorvidos, e como saber isso? Ao término de uma reunião por exemplo, revise os pontos abordados, pedindo que as pessoas, citem quais os pontos principais, objetivos, metas, etc.
Achar simplesmente que se comunicar é falar o que você acha ou pensa nem sempre será o suficiente para ser compreendido pelos outros.
Quer ter sucesso em qualquer meio, aprenda a se comunicar bem. Aprenda técnicas. Saiba ouvir nas horas certas, falar de acordo com o público espectador. Lidar com a percepção e sentidos dos receptores, só assim você terá a garantia que o que você comunica é entendido e compreendido.
Pense nisso..
Nenhum comentário:
Postar um comentário