quinta-feira, 18 de julho de 2013

Palavras: Graça ou Desgraça para o ser humano?

Não obstante, sabemos que a arma mais letal para o ser humano nem sempre é de fogo. Todo tipo de arma fere e deixa cicatrizes que lembrarão seus vitimados por toda sua existência, mas nada se compara com o poder que as PALAVRAS tem quando proferidas com uma carga sentimental.

As pessoas que dominam o dom da palavra, da comunicação e expressão, fatalmente conseguem uma legião de seguidores, pois conseguem ser sempre muito persuasivos. 

Dão ênfase aos pontos que querem expressar e com convicção levam a maioria ter certeza de que aquilo que escutam é a mais pura verdade, e sabe por que isso? 

Nós processamos uma mensagem com o conjunto de sinais, emoções, expressões e não somente pelo teor dessa mensagem, logo quanto mais fervoroso for o comunicador, com certeza inflamará a multidão.

Note que isso ocorre geralmente com os vocalistas de bandas, líderes sindicais, líderes espirituais, etc., tudo porque conseguem usar o máximo daquilo que é uma arma a seu favor.

A palavra quando bem usada, pode causar dois tipos de efeito: POSITIVO ou NEGATIVO. Dependendo do que você queira causar nas pessoas, você irá adotar normalmente palavras que tendem a causar esses efeitos e isso pode ser bom ou ruim, pois uma vez que a mensagem é processada pelo ouvinte, você já não tem mais controle sobre o que ela irá causar.

Quantas discussões acontecem simplesmente por uma palavra mal contextualizada numa conversa? Quantas brigas por palavras ditas em "fofocas" ou cujo teor da mensagem original foi modificado a favor de quem a propagou?

Você já parou para pensar qual a sua forma de utilização da palavras? Você é do tipo que solta palavras que causam efeito positivo ou negativo nas pessoas? Você é motivador, encorajador ou é aquele tipo de pessoa que só sabe denegrir o próximo?

Todos nós temos essa poderosa arma intrínseca e pronta pra uso, e sem dúvidas, já usamos dela muitas vezes e mesmo que não seja de forma intencional, acabamos ferindo as pessoas de tamanha grandeza que tal cicatriz não para de "sangrar" nunca. Passe o tempo que for e a todo momento algo relembra o efeito causado.

Usar das palavras para conduzir pessoas a fazerem coisas erradas é muito comum, pois basta estimular uma consciência coletiva a respeito de algo, que muitos compram seus valores e te defenderão sem pestanejar, do mesmo modo que você pode se condenar usando palavras ou expressões em momentos indevidos.

As palavras te levam do sucesso ao fracasso em uma simples frase, que no momento dito pode não ter a menor significância, mas que em segundos se transforma numa tsunami colossal e devastadora.

Ser contraproducente é mais fácil do que se pensa. Expressar de forma falada algo que está em nosso pensamento nem sempre sai da forma desejada e causa o impacto oposto ao esperado. Quem já não tentou fazer um elogio que soou como uma ofensa? Quem nunca falou algo com uma intenção e foi interpretado como outra. 

Esses são pequenos exemplos de que as palavras são armas poderosas, tanto para motivar quanto desmotivar alguém. Podem ser de apoio ou afundamento. Podem ser a cura ou a desgraça para alguém. 

Da mesma forma que você sente o impacto das palavras em sua vida, saiba que tudo que você fala, escreve, posta, curte, compartilha expressa o que você sente e pensa e pode ser mal interpretado. 

Causar uma imagem negativa é mil vezes mais fácil que conseguir a admiração das pessoas, e não pense que você é imune aos reflexos disso, estamos numa sociedade que nos monitora a todo momento, e o "leva-e-traz" é iminente do ser humano, logo muito cuidado, um post, mesmo que o arrependimento seja imediato e removido, já pode ter feito o estrago não desejado.

Palavras são palavras quando somente amontoados de letras. Palavras são armas quando carregadas de emoções e sentimentos.

Pense nisso...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Fabrizzio...com seu texto me lembro de pessoas que passaram em minha vida deixando tanto palavras boas como ruins...lembra também Adolf Hitler que era simplesmente o pai da palavra vamos esquecer um puco das coisas ruins que aconteceram e ver a pessoa como ele sabia articular com suas palavras e arrastar multidões antes de se transformar na loucura da 2° guerra...hoje temos muitas pessoas utilizando do dom da palavra para se beneficiar...seja pastores de igrejas ou a mais comum políticos...
    o grande problema é que deixamos no influenciar nas palavras por causa de nossos sentimentos....realmente seu texto é belo...e infelizmente uma realizada...dizem alguns espiritas que as pessoas que utilizam da fala para fazer o bem...subirão u degrau para serem evoluídas...mas aquela pessoa que utiliza o dom da palavra para destruir ou prejudicar...só irá conseguir reencarnar para pagar suas divida e muitas vezes vem surdas pois não conseguirão mais ter o dom da palavra...

    ResponderExcluir