Vivemos uma realidade atualmente que realmente assusta. O desenvolvimento acelerado, a degradação das reservas, meio ambiente, níveis de poluição cada vez maiores e nós no meio de tudo isso.
Infelizmente o "homem" como ser racional e com inteligência, acaba por si só a contribuir para uma acelerada exploração dos recursos hídricos e naturais, porém nem se preocupam que muitos desses recursos são finitos, outros até que sejam renováveis porém essa renovação não acompanha o consumo.
A capacidade humana de se desenvolver, de criar poderia também prever situações para tentar ao menos recuperar aquilo que nosso planeta já perdeu, e tentar amenizar as gerações futuras que com certeza irão sofrer as conseqüências dos nossos atos hoje.
Mas não podemos nos isentar de nossa parcela de culpa também, pois é muito fácil jogar a "peteca" da culpa para as indústrias, para outros, mas também somos responsáveis, uma vez que somos os consumidores dos produtos finais desse desenvolvimento, fruto de toda exploração.
Se hoje há muitos animais em extinção, significa que o interesse comercial atingiu essa espécie puramente para agradar ao gosto do consumidor final. Tão responsável será esse consumidor como o próprio caçador que mata um animal por sua pele, extrair óleo, dentes, etc. Se tivéssemos consciência de que ao cessar esse consumo, estaríamos evitando que novos animais fossem caçados.
Esquecemos que ao utilizar uma folha de papel nova, contribuímos e muito para o desmatamento de grandes áreas, com a poluição, pois toda derrubada, transporte dessas árvores precisam de combustível fóssil para abastecer seus equipamentos, logo, por mais que uma empresa se preocupe em renovar a floresta, muitas não estão nem ai, e claro, quer visar o lucro e a humanidade que sofra.
Esquecemos de nossa lição primária que vemos na disciplina de ciências na escola, todo o ciclo natural de formação de chuvas, onde a participação das florestas, o solo, rios, mar estão totalmente ligados, quando esquecemos de tudo isso, vemos as catástrofes nas cidades, e quem sofre são as pessoas mesmo.
Nosso papel poderia ser nem que mínimo, mas contribuir na economia de consumo desses recursos. Evitar desperdícios, evitar acumular lixo em lugar que não é apropriado. Valorizar empresas que se preocupam com o meio ambiente. Colaborar fazendo sua parte, pois em algum lugar pessoas com essa mesma atitude irá se somar com nosso ato e isso poderá sim significar uma grande ação.
Se cada cidadão desse planeta coletasse uma parcela mínima de responsabilidade, ou seja, 100%/5 bilhôes, veja o que cada um precisaria fazer para melhorar nosso planeta, seria uma ação mínima.
Podemos não transformar ou convencer a todos, mas fazendo nossa parte, com certeza algo bom estaremos fazendo pra nós e pro próximo.
Pense nisso...
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Consciência ambiental...
Marcadores:
Cidadania,
Equilíbrio,
pessoas,
planeta,
Sustentabilidade,
vida,
vida social
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário