Com o mercado cada vez mais competitivo, não é raro ser cobrado por uma série de formações ou capacitações que antigamente não se exigiam.
Hoje dizer que é graduado já não garante uma vaga de emprego, uma vez que muitas empresas só querem pessoas pós-graduadas, com MBA, com mestrados e doutorados.
Cursos de especializações também estão cada vez mais concorridos. Frente a isso paro e me questiono até que ponto vale o investimento em tanta formação. Será que gastar tempo e dinheiro somente pela busca de um conhecimento que o mercado pede ou por que realmente eu julgo ser importante para o meu profissionalismo?
Infelizmente em nosso país a formação ainda é para poucos e quando alguém atinge um certo grau de competência acaba também não se enquadrando porque alegam que não é capaz de pagar o que é merecido, coisa que já não acontece nos países desenvolvidos.
Mas deixar de estudar, de buscar conhecimento também não é a solução.
Hoje julgo mais prioritário investir naquilo em que trabalho no dia-a-dia, para aperfeiçoar minha experiência, minha eficiência e deixar um pouco os sonhos daquelas formações que de certo modo vão somente lustrar nosso ego e não encher nossos bolsos.
Temos que buscar uma forma de equilibrar juntamente com nossos contratantes o investimento, uma vez que de nada adianta somente a gente investir em conhecimento se não seremos valorizados por tal investimento. Concluir mais uma formação, ou se dedicar em uma pós precisa de antemão ter algum objetivo próximo. Será pra um avanço no plano de carreira da empresa? Será para buscar uma nova oportunidade? Qualquer que seja o motivo, vale a pena sim investir sempre em conhecimento, uma vez que o mundo de hoje é muito dinâmico e cada vez mais jovens estão entrando no mercado de trabalho e com mentes brilhantes e que podem rapidamente desbancar os mais experientes.
Você já deve ter observado isso acontecer dentro da sua própria empresa, pessoas jovens assumindo cargos de gerência, direção, etc, coisa que no passado só pessoas com mais idade é que ocupavam tais cargos.
Se você gosta do que faz, seja muito bom nisso, pois nessa luta de profissionais os detalhes é que fazem a diferença na hora que um cliente ou empresa faz uma contratação, logo se você tiver algo diferencial terá muito mais chance de ganhar que ficar para trás.
Pense nisso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário