Muitas vezes não paramos para analisar o quanto o nosso tempo é precioso, e que muitas vezes esse tempo vale dinheiro.
Imagine o tempo que você dedicar no seu horário de trabalho, logo é possível quantificar esse valor do tempo, porém para a companhia em que você trabalha esse tempo já tem 2 formas de ser avaliada: o quanto o seu tempo vai ser vendido (caso seja uma prestação de serviço por hora) e o quanto vai custar para a empresa pagar pelo seu tempo.
É muito comum as pessoas não levarem em consideração que cada minuto dentro de uma empresa é oneroso, é lucro que pode estar se esvaindo sem ao menos levar em consideração.
O tempo que se gasta com assuntos não profissionais por exemplo pode ser mais custoso para uma empresa do que propriamente o custo/hora desse funcionário, pois o quanto que ele deixa de produzir nesse tempo.
Porém quando mudamos a visão desse tempo e colocamos para o nosso bem estar, notamos que 30 minutos menos em nosso tempo de sono é impagável, que algumas horas mais no nosso dia para lazer também não seria nada ruim ou pior ainda, quando o seu chefe pede para ficar 15 minutos a mais, normalmente essa solicitação é recebida com insatisfação, porém muitos se esquecem que cada parada, cada visualização de orkut, msn, etc foi tempo desperdiçado da empresa.
Precisamos mudar nossa cultura e saber aproveitar bem nosso tempo, pois sendo ele para nosso próprio bem estar, quanto para uso profissional, o ideal é que tenhamos em mente sempre que tempo é dinheiro, pode não ser diretamente pra você, mas tudo é possível quantificar e precificar, tome por exemplo: os minutos gastos num celular, o tempo de provedor da internet, tempo da telefonia, tempo de energia, tudo acaba se tornando fonte de lucro ou perda.
Empresas que adotam o "timesheet" (apontadoria de tempos) acaba aproveitando muito mais que as empresas que não tem essa visão de negócio. Apontar tempo não é controlar o tempo e sim, ter uma visão mais generalizada de como o tempo é empregado, seja por um funcionário, uma empresa, uma equipe, etc.
Valorize o seu tempo, melhore suas atividades, evite desperdiçar o seu tempo e o dos outros, gastar tempo com assuntos que não levam a nada, não agrega pra ninguém dentro de uma empresa e você ainda fica no foco das atenções. Deixe assuntos amenos para o seu lar, seu horário fora da empresa, evite gastar tempo com coisas que não seja produtivas e você verá que seu dia irá render muito mais.
Pense nisso...
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário