Com a utilização em larga escala da internet, redes sociais, telefonia móvel 3G vieram também os problemas comumente relativos a tecnologia da informação.
É incrível como as ameaças virtuais se dissipam piores que pragas reais, pois rapidamente uma máquina contendo um vírus de computador pode disseminar rapidamente por toda rede de contatos dessa pessoa para aqueles que fazem parte, isso em dimensões planetárias, pois com a conexão via internet, pode-se estar interligado com outro micro noutro país e transmitir essa ameaça em segundos.
Vale lembrar que todo cuidado é pouco quando se utiliza o micro conectado a internet, pois nem sempre sabemos que a máquina está exposta a risco de invasões, vermes digitais, roubos, etc.
Para que você possa ter mais sossego enquanto navega vale algumas dicas:
* tenha sempre um anti-vírus instalado e frequentemente atualizado: de nada adianta ter um anti-vírus desatualizado. Procure sempre instalar esses programas que já tenham sido testados por empresas ou sites especializados. Veja o que sugerem tais especialistas, isso evita que um programa de baixo nível o coloque em risco.
* tenha sempre um firewall ativado: nas versões mais novas do Windows o firewall foi melhorado e já é uma barreira inicial quanto a invasão da máquina ou tentativa de torná-la uma máquina escrava. Caso você nunca tenha lido sobre o que é um firewall, vou resumir rapidamente. O programa do firewall monitora todo o tráfego de comunicação de rede (seja LAN ou WAN). Dessa forma todo programa que se comunica com outro programa via rede, internet tem que utilizar de portas de acesso, e essas portas uma vez monitoradas acabam impedindo que programas externos realizem essa conexão sem que você saiba e possa controlar sua máquina, obter dados, etc.
* tenha sempre um anti-spyware ativado: os programas anti-spyware, malware, keyloggers, agem em sigilo absoluto na máquina contaminada, dessa forma muitas informações pessoais pode ser copiadas e enviadas ao centro de origem desse spyware para uso indevido das informações coletadas.
* evite abrir mensagens de correio eletrônico (e-mail) mesmo que venha de pessoas conhecidas que contenham links para acesso a sites, programas, fotos, arquivos, etc. Em caso de dúvida, confirme com a pessoa se realmente ela lhe enviou o e-mail e se o conteúdo é confiável, pois muitos vírus usam da máquina escrava para dissipar e-mails contaminados sem o conhecimento do remetente.
* Evite navegar por sites suspeitos, mesmo que estes tenham aparecido nas listagens de pesquisa dos buscadores tais como o Google.
* Quando utilizar sites comerciais (bancos, lojas) para realizar transações, verifique sempre se os endereços mostrados no campo endereço, no rodapé do navegador direcionam para o local original, por exemplo, se você está acessando o banco bradesco, verifique se os endereços direcionam para esse domínio, pois como já houve várias clonagens de sites bancários é normal ter uma réplica da página do banco porém os endereços apontam para outros lugares, na dúvida, evite tal transação.
* Desconfie de sites que solicitam frequentemente senhas, dados, etc. Mesmo site que só peçam seu endereço de e-mail podem lhe mandar futuramente um e-mail falso onde poderá ser instalado um programa espião. Normalmente sites de downloads de músicas, vídeos, jogos acabam sendo focos de ação de hackers, evite-os na dúvida.
* Faça sempre backups após passar por uma verificação de anti-vírus dos seus arquivos, pois de nada adianta fazer uma cópia de segurança de arquivos que já estão infectados.
Se você não quer ser vítima de golpe digital policie-se. Fique atento ao utilizar micro que não seja o teu, principalmente em espaços públicos, cyber-cafés, lan-houses, etc. Sempre que não tiver certeza, pergunte à alguém com mais experiência, pois pode-se evitar muitas dores de cabeça com um pouco de cautela.
Pense nisso...
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Golpe digital
Marcadores:
comunicação,
Internet,
modernidade,
Mundo digital,
Privacidade,
Profissional,
tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário