segunda-feira, 5 de julho de 2010

Formação de Preços...

Para quem trabalha na área comercial sabe o quanto é importante uma boa formação do preço de venda, porém não basta supor esses valores ou ainda acrescer por uma margem de lucro que nem sempre será o suficiente.

A formação de preço é tão ampla que existe literatura especializada para tal, porém cabe ressaltar os principais pontos:

* Custos
* Margem de lucro
* Retorno sobre investimento

Em custos deve-se levar em conta os diretos e indiretos, bem como o rateio dos custos fixos e variáveis da companhia. Logo esses custos estão diretamente ligados a produção ou execução de determinada carteira de produtos e serviços.

Margem de lucro é o percentual aplicado sobre o custo para que possa dar lucratividade para a empresa pela produção de um produto ou pela execução de um serviço. A margem de lucro nem sempre será revertida como lucro líquido para a empresa, mas sim um valor que ao fechamento do período apurado deverá dar retorno.

Retorno sobre investimento, deve-se aplicar esse índice sobre o custo do produto ou serviço sempre que algum investimento de capital (ativo) foi aplicado sobre o mesmo, dessa forma cada venda produto ou serviço deverá contribuir para o retorno desse investimento, isso deve-se devido aos proprietários, acionistas terem investido no negócio ao invés de manter o dinheiro aplicado, esse retorno de investimento deve levar em consideração a taxa de juros que o dinheiro renderia por exemplo se aplicado em um ano numa caderneta de poupança.

Claro que essa minha abordagem é bem simplista em relação ao assunto, porém quero dar uma luz para aqueles que acham que compor preço de venda é simplesmente pegar o preço de compra e acrescer algum % sobre o mesmo.

Muitas empresas acabam ficando fora do preço de mercado uma vez que não adotou uma abordagem de formação de preço coerente, ou então acabam quebrando financeiramente, porque no decorrer dos meses as entradas de vendas e serviços não cobrem sequer os custos da companhia, quanto mais atender a lucratividade da mesma.

Para ter uma boa formação de preço, pesquise, faça o mapeamento dos custos da empresa, verifique o custo com a mão-de-obra aplicada. Compor um bom preço de venda é praticar a gestão do próprio negócio, pois ao planificar tudo que é necessário para compor o preço de uma carteira de produtos e serviços deverá ser levantados muitos pontos importantes da companhia.

Se você atua no segmento comercial de vendas e compras deve estar sempre atento as mudanças comerciais não só da sua empresa quanto também dos concorrentes, pois a prática desleal de concorrência acaba forçando as empresas baixarem seus preços a níveis não praticáveis e levando a uma redução seja de produção ou mão-de-obra para que ainda possa estar no mercado.

Um companhia saudável financeiramente com certeza faz um bom estudo de sua formação de preços.

Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário