domingo, 4 de abril de 2010

Vícios da modernidade digital

Impossível hoje em dia pensar como éramos há pelo menos uns 10 a 15 anos atrás. Quem viveu a época do nosso país que ainda não possuía internet. Quem viveu a época dos LPs, K7, vídeocassetes, realmente se lembra que a chegada da internet no Brasil só foi possível nas universidades, e que aos poucos foram ganhando a população.
Mas a internet lá atrás não se configurava com nos dias atuais, tanto por que usava-se a tradicional "internet discada" onde as velocidades são extremamente baixas e que inviávelmente seria possível ter mídias visuais (imagens, áudios, vídeos) como temos hoje.
Mas como tudo que é bom acaba evoluindo, tudo que tem aceitação em massa acaba se expandindo rapidamente, chegamos na era da "banda larga" (claro que contestável até hoje em dia, mas isso já é pra outro artigo).
O advento da banda-larga no país trouxe uma série de possíbilidades, tecnologias, evoluções que rapidamente contagiaram os brasileiros. Uma geração nova de crianças e adolescentes desembarcaram nesse mundo numa vivência digital e que sequer souberam ou saberão o que foram os primórdios dessas tecnologias no nosso país, mas tudo que é bom também pode acumular riscos e com a internet não foi diferente.
A internet abriu um mundo de possibilidades, opções, informações, diversão, entretenimento, acesso às coisas que antes não se era possível e isso tornou muitas pessoas "escravas da modernidade digital", parece até uma forma áspera ou bruta de se denominar essa situação, mas analise a quantidade de pessoas que passam horas e horas conectadas no mundo digital, e mesmo quando não estão no computador, estão conectadas com seus smartphones, celulares, mp4, mp5, etc, games que se conectam a rede.
Quantas pessoas tem muito mais contato com "amigos virtuais" nas redes sociais que realmente com sua família, vizinhos, amigos do cotidiano.
Já tive a vivência de ver alunos de uma mesma turma se falarem por meio dos sms, msn ao invés de se reunirem e conversarem da forma mais natural.
A modernidade digital é fantástica, nos cativa, nos abre um leque de opções que realmente nos prende muito mais que ter que sair, enfrentar trânsito, desgaste de ida e volta, porém acabamos nos esquecendo que estamos entrando num comodismo tão profundo, que muitos jovens e adolescentes só praticam esportes se forem nos jogos online.
Tanto que a Nintendo lançando seu Wii levou ao menos alguma movimentação para quem é viciado em games, mas só isso não basta, problemas de obesidade infantil está amplamente ligada a essa nova cultura a que são submetidas.
Para adultos, o grande perigo é o distanciamento da vida social, o que pode tornar cada vez mais tímidas, uma vez que pela rede digital dá pra se extrapolar e mesmo um fora não é tão duro quanto na real, claro que sem contar inúmeros outros problemas que a longa exposição na frente de um pc pode causar, pois quantas pessoas passam a madrugada conversando, jogando, fazendo muitas coisas e esquecem que o próprio corpo necessita se recompor.
Infelizmente nos tornamos "viciados" da tecnologia moderna, se você duvida que já está viciado, tente ficar um dia sem o seu celular por perto. Tente ficar longe de qualquer forma de acesso à internet. Tente não falar nos mensageiros instantâneos por alguns dias, notará que a abstinência desses itens nos afetam do mesmo modo que os viciados em tabaco e álcool, use dessas ferramentas para agregar sua vida e não se torne um "escravo do vício digital", quando perceber que isso está consumindo muito mais seu tempo do que sua própria vida pessoal, é sinal de mudanças.
Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário