segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ética profissional, você tem uma?

A atuação dos profissionais no mercado de trabalho é fato que convivemos no dia-a-dia, porém o que ocorre muitas vezes é que muitos profissionais não seguem uma norma de boa conduta no desenvolver sua profissão.

Tal postura não é totalmente errônea, mas pode acarretar problemas futuros tanto para o profissional quanto para a pessoa que o contratou.

A ética profissional é um conjunto de normas, padrões, consentimentos de um determinado segmento de negócio, onde os profissionais que o adotam garantem que não farão uso de má fé e que desempenharam suas atividades dentro de uma concorrência leal, saudável junto aos demais.

Manter uma ética profissional no decorrer da vida profissional dará maior credibilidade ao profissional, pois este acaba não inferindo na atuação do seu colega ou pior ainda, prejudicando-o.

Mas nem tudo é como se espera, infelizmente más profissionais acabam querendo viver sob suas próprias regras, seus padrões e ignoram as regras de mercado que querendo o não ditam as regras dos cidadãos, mesmo que implícitas. Fazem uma concorrência
desleal prejudicando os profissionais que atuam corretamente, muitos acabam sonegando impostos, contratam prestadores de serviços com salários abaixo do piso e isso acabando tornando muitas vezes inviável manter uma empresa legalizada, pois
como concorrer com alguém que não paga sequer imposto ou recolhe encargos trabalhistas, realmente isso não é possível.

Muitas profissões possuem seus Conselhos regionais, nacionais para dirimirem como os profissionais daquele segmento devem agir e quando estes estão fora, normalmente perdem suas credenciais, mas como sabemos nem sempre há fiscalização suficiente, cabe
a população em geral estar de olho e denunciar sempre.

Quando os maus não são punidos estamos contribuindo para sua propagação, pois enquanto esses profissionais insistem em prejudicar as pessoas, pois visam lucro acima de tudo e não o resultado ou solução de seus clientes os bons profissionais muitas vezes são vistos como enganadores uma vez que naquele segmento existem muita falcatrua.

Se você é profissional seja ético acima de tudo, independente de ter ou não uma norma a ser seguida em sua profissão, faça da moral que você recebeu de seus pais, sua formação um exemplo, pois trabalhar com dignidade, respeito é a melhor recompensa, lucrar sim, mas que seja de forma justa.

Usurpar do cidadão por falta de conhecimento, abusar do poder que lhe cabe, enganar, camuflar a verdade com o intuito do benefício próprio realmente não irá ser motivos de orgulho pra ninguém, e tudo tem seu preço futuro, nada fica sem uma conseqüência. Lei da ação-reação. Não faça para outros o que não quer pra si mesmo.
Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário