Para uma boa comunicação é de suma importância que haja uma boa argumentação entre os interlocutores, pois de que adianta entrar numa discussão se não há argumentos sustentáveis para mantê-la, ou pior ainda, não ter argumentos suficientes para justificar seu ponto de vista.
Se você tem dificuldades em argumentar, trabalhe essa fraqueza, pois a arte de argumentação é fundamental em todos os segmentos de mercado.
Imagine-se em uma entrevista de emprego onde o entrevistador lhe questiona o que você pode agregar para a companhia?
Gaguejar, suar, falar sem coesão, sem foco, realmente pode ser algo contra você.
Por isso, antes de uma entrevista sempre estude o ambiente onde você pretende estar, conheça as atividades que empresa desenvolve, qual a política, qual a missão, qual o posicionamento da mesma no mercado, isso lhe ajudará a argumentar e deixar você muito mais confiante.
Se essa argumentação for num seminário, tenha em mente que as pessoas podem ter questionamentos e você precisa dominar o assunto ao qual defende. Argumentar e contra-argumentar é algo que pode ser trabalhado ao longo da vivência e de novas experiências passadas.
Para saber como anda sua argumentação, verifique em suas conversas cotidianas entre amigos, como é sua postura quanto ao diálogo do assunto envolvido, quanto menos você souber sobre o assunto, pior será sua argumentação, ou pior ainda, poderá ser convencido de que o seu ponto de vista é vago.
Impossível não ter que usar a argumentação em vários momentos da nossa vida, então é fundamental que ao menos saibamos como lidar com isso evitando passar uma imagem de pessoa sem conteúdo, que é vago nos assuntos, ler, escrever, conversar ajuda muito a desenvolver essa facilidade, praticar é sempre melhor.
Pense nisso...
sábado, 5 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário