domingo, 13 de junho de 2010

Sustentabilidade

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

* ecologicamente correcto;
* economicamente viável;
* socialmente justo; e
* culturalmente aceito.

Com base nos 4 requisitos acima podemos desenhar a nossa participação nessa sustentabilidade social, pois precisamos individualmente ter nossa participação se queremos que nosso planeta se auto-sustente nos próximos anos.

Temos que ter a consciência que tudo que hoje utilizamos no nosso dia-a-dia realmente está diretamente afetando o nosso clima, nossa natureza, nossa fauna e que se não pensarmos que isso um dia pode acabar, realmente iremos sentir isso na própria pele.

Tal fato é verdade que nossa proteção natural contra a radiação solar está cada vez mais sendo afetada pela emissões de carbono na atmosfera. É tão bom ter um carro novo, ou até mais de um, mas temos que saber que o combustível que colocamos nele está agredindo e afetando nosso dia-a-dia, então pensar de forma consciente pode cooperar, de forma que podemos sim evitar o uso do carro quando há possilibidade de uma caminhada. Ou utilizar algum transporte coletivo ou carona com terceiros evitando que aquele dia um pouco de poluição será evitada.

Consumir materiais que não são possíveis reciclar é ajudar a deteriorização do planeta, pois como tais materiais não podem ser reciclados isso com certeza acabará em lixões e muitos, muitos anos para desaparecem, e com isso muito mais chance de nossos lençóis freáticos serem contaminados e por ai vai.

Economizar a água potável, a energia, vai muito além de ter ou não poder aquisitivo, desperdício nenhum deve ser aceito, pois isso é burrice social, achar que ter grana para gastar a vontade justifica a crueldade que fazemos com nosso planeta. Vemos isso na sociedade que sem preocupação gasta erroneamente os recursos naturais e que a natureza vai reagir.

Acredito seriamente no equilíbrio do planeta, e os fenômenos naturais que hoje ocorrem com grandes intensidades, já é sinal que a Terra está reagindo e que no futuro que irá sofrer seremos nós mesmos, como muitas raças foram extintas, quem pode nos garantir que a raça humana também não desapareceça do planeta.

Será que toda nossa tecnologia irá nos fazer sobreviver há uma nova era glacial? Então não custa dada mudar pequenos atos em nosso dia-a-dia que possam ajudar nem que seja um micro % em relação a tudo.

Valorize as empresas que pensam no meio-ambiente, incentive as crianças, sua vizinhnaça a consumirem coisas de empresas que aplicam e fazem obras de sustentabilidade, pois sabemos que a modernidade consomem os recursos naturais mas que a reposição desses recursos deve ser sempre objetivada.

Evite uso de sacolas pláticas nos supermercados, leve as retornáveis, utilize das caixas, quando for usar uma folha nova de papel, para escrever um rascunho, pense que um árvore precisa ser derrubada para cada x folhas novas.

Esse assunto é muito abrangente, e poderia escrever muito aqui, mas o que quero alertar que somos todos responsáveis, não só nossos dirigentes, são as pequenas mudanças nos nossos hábitos que podem ajudar realmente e não só leis e projetos que nunca se concretizam.

Pense nisso...

Um comentário:

  1. è precisamos pensar mais no nosso futuro neh, mas infelismente somos egoista e so pensamos no hoje e em nós.

    ResponderExcluir