terça-feira, 16 de março de 2010

Nosso analfabetismo político

Um assunto para que possamos refletir a respeito, já que esse ano teremos eleições, cabe a nós eleitores sairmos desse nosso "analfabetismo político", digo isso, porque eu mesmo, com todo meu grau de instrução, conhecimento, atualizado com os acontecimentos do dia-a-dia sou totalmente analfabeto no âmbito político, isso porque nossa política eleitoral é tão vaga para a população, onde até mesmos os candidatos sequer precisam de formação específica para atuar em áreas que muitos especialistas formados teriam dúvidas.

Vejo isso em minha profissão, onde uma vaga para um profissional de TI é tão questionada e com tantos requisitos e para gerenciar e administrar um país, um estado, uma cidade os candidatos só precisam estar "aptos" para tal.
Diga que isso não é um analfabetismo total de nossa parte. Posso ter clara certeza que de cada 100 brasileiros, 99,9% desses não são capazes de discutir algo sobre política, não entender o processo, não querem participar ou ter conhecimento,logo nós acabamos com uma apatia sobre política que nos é prejudicial, pois enquanto nós nos fingimos de mortos diante de nossa liderança, eles fazem e desfazem sobre todos nós, e ainda acabamos achando graça, quando vemos que muito dinheiro vai pra cueca, meia, mala ou é pra se comprar "panetones", olha que maravilha, o povo brasileiro evoluir de cesta básica para panetone.

Recursos que poderiam estar sendo amplamente empregados na saúde, na educação, na melhoria da qualidade de vida da nação, em verdadeiros "PAC", mas pra que, se a população não quer nem saber o que fazem com o dinheiro público, ninguém se interessa em saber do passado dos candidatos, plano de campanha então você sabe o que é isso? Mas contudo, todos sabem exatamente quando se começa uma copa do mundo, quanto vai deixar de produzir e trabalhar para se acompanhar os jogos, mas pra que se pesquisar sobre a vida pública de um candidato.

Se queremos fazer a diferença no país, precisamos começar a mostrar pra esse bando de espertos que se intitulam políticos que a população está atenta. Precisamos forçar cada vez mais, que para um candidato chegar a um poder público de alto nível, que ao menos tenha um curso superior específico, semelhante ao cargo que um médico, engenheiro, advogado ocupa, ter habilitação para exercer.

Analisando esse meu desconhecimento, e por mais que me esforce, percebo que meu grau de analfabetismo político é quase que total, pois nos falta meios, divulgação, para que possamos compreender o que se passa nos bastidores da política brasileira.

O descaso das autoridades, os que deveriam julgar, repreender fazem muitas vezes partes dos esquemas de corrupção, logo não é o brasileiro que não participa, que não se interessa, mas a condição que nos é imposta que não nos permite agir, pois pra eleger um presidente precisam do nosso voto, mas para retirar ele, não é a manifestação popular quem decide, o mesmo para os deputados, senadores, governadores, logo, que democracia vivemos? Existe mesmo democracia em nosso país?

Estranho parar e pensar que um país de nossa dimensão, tem uma população que praticamente é subjulgada, é desprezada, e que tantos de nossos recursos estão sendo desviados para poucos que deveriam estar vendo o bem comum da população.

Pense nisso..

Nenhum comentário:

Postar um comentário