domingo, 21 de março de 2010

Sua privacidade

Muitas pessoas acabam não pensando nesse assunto, porém é de extrema importância que cada um perceba que a difusão e uso das redes de relacionamento, redes sociais, blogs, foto blogs, vlogs (blogs de vídeos) serviços online estão cada vez mais possuindo dados pessoais dos internautas e isso implica que não sabemos onde estão nossos dados, quem analisa, quem usa, como nossos dados estão sendo armazenados na rede.
Você já parou pra analisar em quantos sites você já cadastrou seus dados completos?
Em quantos lugares você preencheu cadastros? Infelizmente muitas empresas não são tão preocupadas com a segurança dessas informações, logo nossos dados podem estar sendo utilizados por "bandidos virtuais" e o pior sem ao menos que alguém saiba que isso já tenha ocorrido.
Hoje nossa privacidade não é mais tão privada, somos alvos de vigilância contantes, sejam das câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais, câmeras públicas, dos nossos celulares que hoje permitem a lucalização por gps, agências bancárias, etc, logo o que pode nos dar segurança, pode ser revertido também contra nós, caso caia em mãos erradas ou por maus profissionais.
As pessoas por ingenuidade acabam não percebendo que a divulgação em massa de fotos, exibindo bebês, crianças e a si próprias, não sabem o quão perigoso isso pode estar sendo, pois não podemos achar que os pedófilos de plantão não estão navegando pela rede, que os bandidos e sequestradores não irão utilizar da tecnologia para abordar as pessoas.
Vale uma dica, ao invés de preencher seus dados completos em redes sociais, iniba os dados que possam levar desconhecidos diretamente à você, por exemplo, endereços, telefones.
Evite publicar fotos que possam evidenciar sua localidade, desde que não seja lugares públicos. Expor crianças, bebês em álbuns públicos podem deixar esses indefesos no alvo de pessoas maldosas.
Ao utilizar de serviços bancários, financeiros, serviços de lojas online ou que possam te prejudicar, nunca o faça de computadores estranhos, tais como de lans house, escolas, faculdades, pois não se sabe quais programas maliciosos que podem estar em execução e roubando suas senhas e monitorando seus acessos.
Desconfie sempre que seu micro começar apresentar funcionamento anormal ou a abordagem de pessoas que você não conheça.
Já que hoje em dia nossa privacidade não é tão particular então que saibamos como nos proteger de tais ações e amenizar problemas futuros, pois pode parecer algo tão bobo isso que escrevo, mas quem já foi vítima de crime virtual, sabe que não é tão simples de enfrentar isso.
Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário