Para muitos a internet se tornou um canal ativo, rápido e eficiente para se comunicar, pesquisar, se divertir, trabalhar, porém muitas pessoas que usam dessa poderosa rede, acabam se esquecendo de alguns sérios perigos que assolam os internautas e que de forma oculta estão tão presentes no nosso dia-a-dia.
Como profissional de tecnologia, não poderia deixar de escrever um artigo a respeito, principalmente para você que possui jovens adolescentes, crianças, amigos, primos, sobrinhos ou até adultos que utilizam da rede de uma forma inofensiva.
Antigamente para se obter determinado tipo de conteúdo era necessário a pesquisa nas mídias impressas (jornais, revistas, livros). Quando o mundo digital começou a se apresentar e se popularizar, começaram a difundir muitos conteúdos, muitos assuntos numa velocidade que até hoje é quase impossível de se medir sua propogação.
Recentemente as redes de relacionamento evoluíram de tal forma que é fácil localizar aquela pessoa que há anos você nunca mais viu. Aquele amigo, colega que você perdeu o contato, porém com tantas opções o número de ameaças e crimes virtuais também evoluíram nessa mesma velocidade e proporção, porém como sabemos nossas leis ainda não se atualizaram para punir tais crimes virtuais.
Hoje muitos pais preferem que seus filhos estejam "seguros" dentro de casa, e esquecem que a internet liberada e sem restrições ou acompanhamento, pode estar se tornando uma grande ameaça, pois há conteúdos de todos os tipos que jovens, crianças estão tendo acesso liberadamente, que não percebem o grau de influência que comunidades espalhadas nas redes de relacionamentos, sites, blogs etc imperam sobre tais tribos.
Do mesmo modo como sites usam de sua facilidade de divulgação para expor sites de abusos, pedofilias, racismo, preconceitos e que infelizmente, não estão lá sozinhos, mas se notarem uma rede de seguidores acompanham tais práticas.
Muitas pessoas acham que os perigos de utilizar o computador está somente em pegar um vírus, mas acabam se esquecendo que a divulgação de informações pessoais tais como nome, fones, endereços, fotos as tornam alvos fáceis para que qualquer bandido se aposse de tais informações e usá-las contra si próprias.
Além de todo perigo de segurança de dados pessoais existem o perigo da divulgação, pois nem tudo que é postado ou publicado na internet é de fonte verdadeira, e pessoas acabam acreditando ou até ajudando a propagar tais conteúdos sem perceberem que podem sim arcar judicialmente por injúria e difamação, portanto, cuidado com o que se lê, o que se comenta, o que se divulga, pois se você não tem a certeza da fonte, seja crítico, busque a fonte, novos conteúdos antes de tomar posicionamentos.
Pense nisso.
domingo, 14 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário